Thursday, October 6

“Man on Fire” (2004) de Tony Scott



“Homem de fúria” é a segunda adaptação cinematográfica do romance homónimo de A.J.Quinell. O filme conta com a representação de Denzel Washington no papel de “John Creasy”, um antigo agente da CIA atormentado pelo seu passado, um ser sem família e sem qualquer laço afectivo que não o da bebida. A acção decorre no México e o filme pretende com esta história alertar para o número crescente de raptos que acontecem graças a grupos organizados, e que infelizmente apenas uma pequena percentagem dos raptados sobrevive. É uma realidade crescente nos países latinos e por isso a sua transposição da Itália para o México, já que o livro de Quinell escrito em 1980, reflecte o drama italiano da época. "John Creasy" acaba por ser o guarda-costas de uma menina muito perspicaz chamada "Pita" (Dakota Fanning). A menina trá-lo um pouco à vida e juntos estabelecem uma relação muito forte. A história não acaba aqui e o pior acontece quando ela é raptada e ele severamente baleado. A vingança começa e o filme começa a ficar algo violento…
Denzel Washington é muito bom actor e como tal ficamos colados ao ecrã, sem falar na Dakota Fanning que é uma actriz em perfeita ascenção, é querida, bonita e representa muito bem, basta lembrar o filme com Sean Penn “I am Sam”…O filme tem uma boa trama, mas este tipo de heroísmo está um pouco batido, principalmente quando o fim do filme é como é. Não deixa de modo algum de ser um filme interessante, não só pela temática, como pelos actores, mas ficamos com um certo mas na cabeça.
Só queria deixar uma última referência ao actor brasileiro”Charles Paraventi”…que entra …como mau da fita claro…mas é um mau pequenino…É impressão minha ou Hollywood anda a repescar muito brasileiro para papéis menores? Portugueses façam-se à vida!

No comments: