Friday, April 22

“The Interpreter” (2005) de Sydney Pollack




O mais recente filme com Nicole Kidman e Sean Penn, chega-nos a Portugal, com a premissa de um possível assassinato do presidente de um país no momento em que este discursará na Assembleia das Nações Unidas. Este esquema é ouvido apenas por Silvia Broome (Nicole Kidman), e diga-se uma em poucas a perceber a língua e por conseguinte alerta as autoridades para o problema. Nos serviços secretos temos a dupla Tobin Keller (Sean Penn) e Dot Woods (Catherine Keener). Silvia Broome tem uma historial bastante complexo, o qual ninguém espera encontrar no dia a dia, o sotaque denuncia-a mas a cor da pele não, cresceu em África mas foi para a ONU como intérprete, na tentativa de obter a dita democracia pacífica. A sua vida é marcada pela morte, a qual é difícil esquecer, tal é a natureza do ser humano e por isso uma “simples” tentativa de assassinato pode-se tornar num tormento pessoal. Mas de facto não é só a personagem central que vive em sofrimento, Keller também, pois ficou viúvo recentemente. O filme é muito mais do que uma crítica a líderes ou ditadores, ou apenas um filme de acção e expectativa, é um filme que tem a sua parte de humano e é nessa parte que os actores brilham. Sean Penn está muito bem e Nicole Kidman com um sotaque muito bem feito, incarnando a personagem totalmente. O filme é bom mas não é excepcional, porquê...bem falta-lhe qualquer coisa, talvez a história não dê para tal ou talvez porque há coisas que ficam no ar, alguns lapsos no argumento talvez...não sei...às vezes apenas sabemos que há algo que falta e não sabemos explicar.

O próprio realizador que realizou outros filmes como “Out of Africa” (África minha, 1985 ) e “The Firm”(1993) tem um papel secundário neste, ele é o chefe de Keller. O filme foi o primeiro a ser realizado no interior da sede da ONU, tiveram de gravar obviamente de noite quando a sede não está a ser utilizada, de forma a não interferirem.
A sério vejam porque qualquer português tem um momento transcendental no filme e VIVA PORTUGAL!


Nicole Kidman - Silvia Broome
Sean Penn - Tobin Keller
Catherine Keener - Dot Woods
Jesper Christensen - Nils Lud
Yvan Attal - Philippe
Earl Cameron - Zuwanie
George Harris - Kuman-Kuman
Michael Wright - Marcus
Clyde Kusatsu - Police Chief Lee Wu
Eric Keenleyside - Rory Robb
Hugo Speer - Simon Broome
Maz Jobrani - Mo
Yusuf Gatewood - Doug
Curtiss Cook - Ajene Xola
Byron Utley - Jean Gamba

1 comment:

Boreas said...

E para todos aqueles que já tiveram o privilégio de ter o momento transcendental durante o filme aqui está alguma informação curiosa

http://www.imdb.com/name/nm1503656/bio

Sobre o filme, não excedeu as minhas expectativas na perspectiva de filme de acção e suspense. A trama começa bem mas torna-se algo presivisel com o desenrolar da história. E concordo que tem aquele pequeno não sei o quê que incomoda, ao qual eu apelido de pequena grande incoerencia no argumento. Não nos deixa colado à cadeira até ao fim do filme, mas tambem não provoca uma intensa vontade de pegar nas coisas e fugir da sala.

Quanto à relação entre os personagens principais diria que é bastante morna e , interessante sobretudo o contraste da filosofia de vida vivida em africa . Intrigou-me saber se todo o ritual dos mortos relatado tem alguma origem real.

Em resumo, um filme destinado para ver numa tarde passada com os amigos.