Thursday, March 24

"Million Dolar Baby" de Clint Eastwood

Finalmente vi o tão aclamado e premiado “Million Dolar Baby” , o mais recente filme de Clint Eastwood. O filme como já é de conhecimento geral centra-se na actividade do boxe grande parte do filme e nas histórias paralelas que daí possam advir. No entanto não é o boxe que é o elemento chave e que valeu ao filme os inúmeros prémios, o filme cativa pela sua emotividade, pela realidade que existe e que é raramente apercebida. E além disso numa coragem e vontade de perseguir sonhos e de efectivamente os concretizar. O reverso da moeda também está inevitavelmente presente, há decisões que mudam o curso de uma vida, muitas que ninguém gostaria de as tomar e de viver com elas. No final acho que podemos interiorizar que muitas decisões são em nosso benefício nunca efectivamente para outrém, pensamos em demasia no nosso sofrimento e consciência. Mas acho que apesar de tudo o nosso egoísmo pode em muitos casos ser útil na medida em que a vida pode persistir e vencer qualquer etapa. O problema reside e residirá sempre no bom senso no meio termo, sem dúvida é uma questão complexa à qual custa abordar.
Bem, mas falando mais do filme numa visão artística temos sem dúvida bons actores, mas que a meu ver foram favorecidos pelo argumento e emotividade da história, sem dúvida resultante do choque dramático do filme.
Não sei se alguém reconheceu o actor Jay Baruchel (Danger Barch) que interpretou “Steven Karp” na série “Undeclared” (passou há bastante tempo na Sic radical), não sei mas a mim pareceu-me que ele tem jeito para este tipo de representação.

Actores Personagens
Clint Eastwood .... Frankie Dunn
Hilary Swank .... Maggie Fitzgerald
Morgan Freeman .... Eddie Scrap-Iron Dupris
Jay Baruchel .... Danger Barch
Mike Colter .... Big Willie Little
Lucia Rijker .... Billie 'The Blue Bear'
Brian F. O'Byrne .... Father Horvak (as Brian O'Byrne)
Anthony Mackie .... Shawrelle Berry
Margo Martindale .... Earline Fitzgerald
Riki Lindhome .... Mardell Fitzgerald
Michael Pena .... Omar (as Michael Peña)
Benito Martinez .... Billie's Manager
Bruce MacVittie .... Mickey Mack
David Powledge .... Counterman at Diner
Joe D'Angerio .... Cut Man

No comments: