Monday, July 11

"A Vitória de Samotrácia"

Actualmente no Museu do Louvre, esta peça de arte representa a forma de uma mulher alada, colocada na proa de uma galera, comemorando uma vitória naval. Foi encontrada em 1863 numa colina donde dominava um santuário. Dela emanam sem dúvida a majestosidade e a força que impele contra o vento... Esta é uma das minha favoritas...talvez por estar sem cabeça e poder representar qualquer mulher em forma heróica... (a foto está um pouco tosca, mas acreditem ela é simplesmente linda...)
Segundo o site wikipedia:
A Vitória de Samotrácia é uma escultura que representa a deusa Atena Niké (Atena que traz a vitória), cujos pedaços foram descobertos em 1863 na ilha de Samotrácia, no Mar Egeu. Em grego, o seu nome é Niki tis Samothrakis (Νίκη της Σαμοθράκης).

5 comments:

Unknown said...

É realmente um peça poderosa a diversos níveis. :)

Boreas said...

De um modo mais correcto , Niké a personificação grega da vitória que normalmente é representada por vezes sem cabeça e com uma coroa de louros na mão direita e asas , está sob a palma da mão da deusa Atena em inumeras representações, e é um dos seus simbolos tal como o elmo e a armadura ,o mocho a lança a cobra e o escudo. Além da tradicional versão do Partenon existem vários locais onde se encontram estátuas de Atena com Niké na mão direita, uma das mais famosas fica em frente ao parlamento austriaco em Viena, que com toda a certeza Citcat já visitou.
Como é obvio Niké está sob as mãos de Atena a deusa da guerra estrategica, assegurando-lhe as vitórias contra Ares o deus da guerra fisica e furiosa. Uma bela metafora mitologica para explicar que a inteligencia leva sempre à vitória sobre a força bruta.

Tornei uma obra de arte numa lição de mitologia, desculpem se fui muito chato.

SL said...

não...não foste chato...é bom saborear a tua sabedoria mitológica...

Uruk Riot said...

Sem dúvida é com toda a justiça a peça mais valiosa do já mítico museu. Mas não posso deixar de notar que a autora está cheia de nostalgia e saudade das terras francesas... Decerto que não estou errado
Cuidado Boreas tu dominas Mythology!

SL said...

:) engraçado..só posso dizer Paris é sempre Paris...ou melhor eu não tenho culpa de não ter ido a mais sítios..