Thursday, July 14

“Diarios de motocicleta” (2004) de Walter Salles


Uma viagem pode mudar inteiramente o sentido de uma vida!
“Diários de Che Guevara”, em português, é mais do que um filme em que a personagem principal é o mítico Che. Inicialmente trata-se apenas de uma viagem, o partir para a descoberta da América do Sul, a qual pertencem dois jovens, como tantos outros jovens argentinos que viviam na década de 50. Esta vulgaridade pretende demonstrar a juventude tal como ela era e ainda é, os prazeres, a audácia e expectativas característicos da idade. Os dois jovens, Ernesto Guevara De la Serna (Gael García Bernal) quase licenciado médico e Alberto Granado ( Rodrigo De la Serna) bioquímico, partem então numa motocicleta, a que lhe chamam “a poderosa”, com o único propósito de viajarem sem grandes porquês. Como tudo, nada é tão simples como à primeira vista nos parece, o filme até pode ser transposto para a Europa como um simples inter-rail...mas a América latina da altura e mesmo agora tem muito mais do que aparenta à superfície e as suas estonteantes paisagens, desde Caracas ao estreito de Magalhães, encobrem uma realidade não tão bela. Estes dois amigos encontram mais do que situações caricatas, pessoas e paisagens diferentes, encontram a pobreza e a injustiça por onde passam. É este contacto entre pessoas que lhes traz a humanidade para fora e os transforma, pois os jovens que começaram a viagem não são os mesmos que a acabaram. Vendo a realidade, o mundo em que vivemos parece-nos tão diferente, como qualquer jovem há sempre vontade de mudar, de o tornar melhor, de seguir os nossos ideais...e assim fez Ernesto.
O mais incrível mesmo neste filme é visualizar a transformação, ver que cada passo na viagem foi importante. Lá fora há muito mais do que imaginamos, tanto para o bem como para o mal, tomarmos consciência disso só nos fará crescer como seres humanos... mas no final poucos são os que efectivamente fazem alguma coisa...
Continuo sem perceber porque é que certos filmes, como este, sem imagens chocantes, continuam a passar despercebidos pelo público...enfimNão sabia era que a Mia Maestro fazia parte do elenco...grande surpresa, se calhar foi daqui que deu o salto para Hollywood onde a podemos ver na série Alias, presentemente a decorrer, no papel de Nadia Santos. Gael García Bernal já tinha interpretado o papel de Che numa mini-série intitulada “Fidel” em 2002.

No comments: