Wednesday, July 20

“Batman Begins” de Christopher Nolan

No meio de tanto filme que transporta para o cinema personagens enigmáticas da BD tal como o Homem Aranha, os 4 fantásticos, X-Men ... eis que aparece novamente Batman, o homem que utiliza um disfarce de morcego para combater o mal que se alastra pela cidade de Gotham. Depois de tantos filmes realizados, com actores bem diferentes a interpretarem o protagonista, fica a pergunta...o porquê de mais um filme...por muito que o realizador explique a falta dum filme que explicasse bem as origens do Batman, só vendo-o é que o espectador se apercebe de que nunca tinha visto esta nova faceta do Batman, mais negra, mais humana e mais lógica também... Confesso que nunca fui grande apreciadora do Batman, apesar de ter uma caderneta de cromos. Um homem vestido de morcego, ya, para qualquer criança o fantástico é sempre admirável, mas sempre achei o Batman esquisito, vendo bem acho que nunca o compreendi...até que vi o filme hoje. (Credo, parece que estou a falar de uma pessoa real) O filme em si até é bom, demonstra claramente a atmosfera da cidade e os seus problemas, a necessidade de um herói parece portanto óbvia. É provável que o filme fuja à trama original da BD, não tenho noção porque nunca li, mas o filme não é sobre as aventuras do Batman, mas sobre o seu interior, as lutas e perseguições é só espectáculo, fogo de vista... O que me parece mal é tanta destruição... reconheço a sua importância no filme, estamos perante numa cidade caótica que o herói pretende salvar a todo o custo...e apesar da habitual personagem feminina, este não o pretende fazer por sua causa e por isso o final merece um sim sra. Mas, vamos lá reconhecer a incongruência que é, não só nestes filme, mas em muitos outros que defendem a integridade dos civis e num take qualquer só têm destruição, como por exemplo carros de polícia a voarem...enfim...
O pior ao ver este filme é pensar em Gotham...pois na realidade cidades como essa existem pelo mundo, é só pensar nos gangs, na máfia da droga e por aí fora...só que é claro não existem heróis como Batman, mas a forma de fazer justiça pode ser de várias formas, basta querer!
Em termos de actores temos vários conhecidos, Christian Bale (“Batman2) é sempre carismático e não desilude, mas não me parece que seja o seu filme “ideal”, mas é talvez o Batman que mais gostei. Liam Neeson sempre fabuloso seja a fazer de bom ou mau, é sempre um actor sublime, depois é claro os veteranos Michael Caine e Morgan Freeman que só o nome já diz tudo...nunca desiludem e dão o seu quê ao filme. Da suposta “namorada”, achei-a um pouco Katie Holmes...o que quero dizer é que em todos os filme em que a vi a sensação é sempre a mesma, como se o trabalho de uma actor não fosse a transformação, não digo que tenha sido péssima...mas acho que lhe falta muito trabalho...se calhar é implicação da minha pessoa...Só queria também referir que o sr. Earle (Rutger Hauer) entrou na série Smallville, quem o vê certamente se lembra, e também a presença de Gary Oldman (“Gordon”) o saudoso “Sirius Black” da saga Harry Potter.

A frase do filme “Deep down you may still be that same great kid you used to be. But it's not who you are underneath, it's what you do that defines you. (Rachel Dawes)”

Christian Bale - Bruce Wayne/Batman
Michael Caine - Alfred
Liam Neeson - Ducard
Katie Holmes - Rachel Dawes
Gary Oldman - Jim Gordon
Cillian Murphy - Dr. Jonathan Crane
Tom Wilkinson - Carmine Falcone
Rutger Hauer - Earle
Ken Watanabe - Ra's Al Ghul
Mark Boone Junior - Flass
Linus Roache -Thomas Wayne
Morgan Freeman - Lucius Fox
Larry Holden - Finch
Gerard Murphy - Judge Faden
Colin McFarlane - Loeb

No comments: