Sunday, November 27

“Harry Potter and the Goblet of Fire” de Mike Newell


Vi este filme entre pipocas derramadas no chão, palmas (vai-se lá saber porquê), comentários incessantes comparando o livro ao filme e claro comentários de miúdas histéricas em relação ao porte físico do actor Daniel Radcliff, e mesmo assim o filme foi lindo!
Harry Potter está no 4º ano em Hogwarts, mas é neste ano que decorre um Campeonato de 3 feiticeiros, cada um de cada escola. (Hogwarts, Durmstrang e Beauxbatons) O que ninguém esperava era que além dos 3 escolhidos saísse também o nome de Harry, que terá de participar apesar dos seus 14 anos. As 3 provas não são nada fáceis e Voldermort está de volta e em força...
Como personagens “novas” temos Mad-eye Moody o novo professor da defesa contra as artes negras, bastante tresloucado (em Portugal deram-lhe o título honorífico de esgazeado...); Rita Skeeter, a repórter incomodativa, mas bastante engraçada; Cedric Diggory, o outro concorrente de Hogwarts que não só compete com Harry no torneio, como também na afeição de Cho Chang; além destes há Krum, Fleur e muitos outros...
As relações de amizade entre Hermione, Ron e Harry tomam outra dimensão, rapidamente estes se tornaram adolescentes e com tudo o que é inerente, desde às brigas às relações amorosas. Temos igualmente personagens que aparecem muito pouco, como é o caso de Malfoy, Snape e a maioria dos professores.
Em termos de cenário, há uma variedade deles e cada um melhor do que o outro...as actuações também não estão nada más para este tipo de filme, bem talvez Ralph Fiennes pudesse ser mais mauzinho...
Não posso deixar de referir que cada vez que olhava para Daniel Radcliff vinha me à cabeça o actor Sean Penn, o miúdo está a ficar extremamente parecido de cara e até nas expressões...
Em relação ao livro vs. filme, bem sou sincera e já não me recordo muito, aliás quando vi o filme vinham-me pequenas memórias, mas pouco mais...de qualquer forma acho que está uma excelente adaptação, é certo que tem alguma violência, mas enganem-se os que pensem que isto é para criancinhas...é que ainda vem mais e pior!

Friday, November 18

“Danny the Dog” (2005) de Louis Leterrier


O mais recente filme lançado em DVD com a participação de Jet Li chama a atenção não só pelo registo em que este actua, mas pela complexa história em que o seu personagem se encontra. Jet Li interpreta “Danny”, um homem transformado num cão de guarda, treinado desde pequeno a aceder aos desejos do seu patrão o “tio Bart “ (Bob Hoskins). O simples retirar da coleira e a manifestação expressa de uma ordem transformam “Danny” numa fera que mata e destrói. O “tio Bart” utiliza-o para recolher as dívidas, como credor, até um dia em que surge uma oportunidade de ganhar dinheiro com ele em combates até à morte... Por de trás da fera existe obviamente vestígios de um ser humano, ser este que ainda se encontra ligado a pedaços da sua infância, memórias vagas, distantes. Para “Danny” tudo muda quando conhece por coincidência “Sam”, um afinador de pianos cego que o “desperta” para a música, para a inevitável beleza, ternura e paz que lhe está inerente. São poucas as palavras para descrever a magia da música, e este filme dá-lhe uma especial atenção, usa-a como efeito renovador e transformador.
Neste filme encontramos as tão usuais cenas de luta de Jet Li, algumas um pouco cénicas de mais, mas que no final desempenham o seu papel, o contraste, entre um mundo um pouco obscuro e a possibilidade de uma vida perfeitamente normal e feliz, mesmo que baseada por “pequenas” coisas, por aquelas “pequenas” delícias que são a família, a música e o amor. Achei um filme agradável, em que o fim apesar de tudo não seguiu os moldes tendenciosos actuais, em que a música tem um papel muito importante (uma excelente Banda Sonora, ainda para mais para quem gosta de Massive Attack)...ai aquela Sonata No.11 K.331 de Mozart caiu que nem uma luva...
Em relação aos actores, Jet Li já demonstrou que sabe fazer filmes fora dos moldes luta-pancada-morte, mesmo que haja quase sempre elementos do género nos seus filmes...Há partes muito “deliciosas” quando é demonstrada a ingenuidade do personagem e a criança que não cresceu. No elenco também entra o grande Morgan Freeman e Kerry Condon, uma quase “novata” nestas andanças...

Sunday, November 13

A não perder!!!!


Fãs incondicionais....o canal AXN vai emitir a trilogia de "O Padrinho". Começa já este domingo, ou seja hoje dia 13 de Novembro à noite (hora provável 22h30, mas não tenho a certeza). Os próximos serão consecutivamente nos próximos domingos!

E o começo tem um fim....


Na pintura de Monet " The Wheatstacks - End of Summer", há nitidamente um ponto de viragem com o final do Verão, existindo imensas mudanças nas actividades dos agricultores e nas próprias cores da natureza. E com isto quero dizer que outra mudança fez parte da minha vida e dos meus amigos e colegas - as VII Jornadas de Biologia Aplicada. Elas já terminaram e tiveram de tudo, do bom ao mau, mas como tudo o importante é reter o bom. Acho que vou ficar nostálgica, ainda por cima porque é a minha recta final...a seguir a isto é o estágio, acabando a vida académica e tudo o que a ela é inerente.
Aqui quero deixar um obrigado muito especial a todos os oradores, professores, à organização e é claro à plateia. Tivemos uma plateia variada e por isso obrigada a todos os que vieram de outras Universidades, pois tiveram a coragem, determinação e gosto que muitos da UM não tiveram. (É claro que jogar às cartas é mais interessante)
Mais uma inovação teremos este ano, os powerpoints das palestras estarão brevemente no site, assim permitirá ao interessados reflectir mais profundamente os temas em questão.
Foram dias sem dormir, preocupações até dizer chega, dores de pés para alguns, fast food para todos, cansaço geral, mas o esforço no fim é recompensado por aquele gostinho que fica....
Parabéns a todos!!!

(Imagem retirada no site www.harley.com)

Saturday, November 5

“Memento” (2000) de Christopher Nolan


Há vários anos que este filme tropeçava na minha vista, mas acabava sempre por não o ver embora suspeitasse que se tratava de um filme muito interessante. E não me enganei…este filme conta com a participação de Guy Pearce, Carrie Anne-Moss e Joe Pantoliano, integrando uma história que é contada de trás para a frente com fragmentos que se sobrepõem. A personagem principal “Leonard” (Guy Pierce) não consegue preservar memórias recentes, o que o leva a tirar e a escrevinhar fotos de pessoas que conhece de forma a ter algum conhecimento que não o consegue adquirir pela memória. Esta lesão cerebral foi fruto da tentativa vã de salvar a esposa, quando esta foi assaltada e violada em casa. Ele só preserva memórias até esse dia, tornando-se a partir desse dia a sua missão a de encontrar o assassínio da esposa e matá-lo. As pistas que obteve, tatua-as no corpo, e torna obsessivo com o objectivo. As outras duas personagens são Teddy, que afirma ser seu amigo mesmo que na foto diga que não deve acreditar nele e Natalie, a mulher que o ajuda por pena a encontrar o assassino. O filme não é linear e as surpresas acontecem, algumas mais previsíveis do que outras, mas no final o saldo é positivo pois nada é o que parece. É sem dúvida um bom filme de suspense, promovendo ao espectador um bom exercício mental.

Friday, November 4

MTV Europe Music Awards Lisbon 2005


Ontem, dia 3 de Novembro, ocorreu em Lisboa uma das entregas mais famosas de prémios a nível europeu, isto é em teoria claro. Como assisti com alguma curiosidade não posso deixar de comentar a minha grande desilusão.
Para começar, o meu primeiro ponto negativo: colocaram como apresentador Borat, o actor que também é conhecido por fazer de Ali G. Todo o conceito de apresentador totó vindo do Cazaquistão até pode ser considerado “engraçado”, mas chegar ao ponto de insultar as pessoas, epá sinceramente eu discordo totalmente, mesmo que achemos que há grupos e bandas que não valem nada e que é só pelo palminho de cara das cantoras que elas conseguem algum sucesso.
Segundo ponto negativo: porquê é que os apresentadores portugueses (sem ser os da MTV Portugal) eram jogadores de futebol??? Ok até podem ser conhecidos pelo mundo fora, mas estamos numa cerimónia de música exclusivamente e não vejo porque não meter a Mariza que é tão conhecida lá fora….ou então dar a conhecer outras pessoas…Haveria tantas alternativas… Eu até percebo que tentem meter actores para promoverem os seus filmes que estão a sair ou que saíram à pouco, mas não acho muito correcto porque trata-se do mundo da música e não do cinema. Ninguém mete a Madonna nos Nobel pois não?
Terceiro ponto negativo: se só se pode falar inglês qual é o contributo português para a cerimónia? Será apenas o facto de eles terem mais uma viagem na agenda…Nem sequer a comida do buffet é portuguesa…acho que só o vinho…
Quarto ponto negativo: As actuações, por favor...tentem afinar um bocadinho…eu já não gosto muito de Robbie Williams e então depois daquela oscilante voz… Qual é a lógica de ganhar Best Male se não consegue cantar em público??
Quinto ponto negativo: É uma cerimónia televisiva com público, pois é, e então porque é que o pessoal no palco estava às vezes de costas para o público? Os premiados podiam ser um pouco mais convincentes no discurso...Desenvolver um pouco mais talvez…tipo Obrigado Obrigado toda a gente sabe dizer….
Sexto ponto negativo – Porque é que não havia uma banda portuguesa a actuar?
Sétimo ponto negativo – Se há uma cerimónia de entrega de prémios porque é que os nomeados não parecem? Acho ridículo que os que recebem o prémio, apareçam num ecrã a agradecerem…para isso os prémios eram logo mandados pelo correio e economizava-se imenso. Quem não aparece não recebe, não acham?

Pontos positivos – terem feito tradução simultânea embora tivesse corrido pessimamente, visto que algumas piadas de Borat escusavam tradução…pensei que ele fosse falar mais…ainda bem que assim não foi… O facto de alguns (apresentadores e premiados) terem-se esforçado por dizer alguma coisa em português …

Bem pró ano não contem comigo…prefiro saber no dia seguinte e só por curiosidade, porque sinceramente isto de MTV EMA é uma chachada de todo o tamanho…e as categorias são muito comerciais….

Ah e já me ia esquecendo de falar do problema de som e dos screamers perto do palco, é que quando um burro fala os outros abaixam as orelhas. (ou melhor calam-se….)

Já agora cá ficam os vencedores:

Melhor Álbum - "American Idiot", Green Day

Melhor Artista Hip-Hop - Snoop Dogg

Melhor Banda - Gorillaz

Melhor Artista R&B - Alicia Keys

Melhor Artista Masculino - Robbie Williams

Prémio Revelação - James Blunt

Melhor Artista Pop - Black Eyed Peas

Melhor Canção - "Speed Of Sound", Coldplay

Melhor Artista Rock - Green Day (na imagem)

Melhor Artista Alternativo - System of a Down

Melhor Artista Feminino - Shakira

Melhor Videoclip - "Believe", Chemical Brothers

Melhor Artista Português - The Gift