Monday, September 26

Caixinha mágica!

O ano teoricamente começa em Janeiro e acaba em Dezembro, todos nós sabemos, no entanto é em Setembro que tudo começa na realidade, as pessoas voltam ao trabalho, os estudantes à escola...as férias já lá foram e há que encarar um novo ano. É altura das televisões mudarem a programação, lançarem novos filmes que vão repetir inúmeras vezes ao ano...no entanto neste em particular há uma grande novidade...
O canto superior direito da SIC e da TVI (menos) é ocupado por um símbolo super importante, um que permite a classificação por idade da programação, e que constituiria um guia para pais e crianças. Muito bem, dez pontos para as ditas estações de televisão...podiam era ter se lembrado antes, bastava ver outros canais estrangeiros. A estação pública devia era ter sido a pioneira no assunto...
A medida é bastante importante, embora siga provavelmente o rumo dos cinemas em que qualquer pessoa em filmes com qualificação de maior de 18, é claro que assim podemos culpabilizar mais os pais por deixarem entupir os filhos de TV quando podiam fazer algo mais produtivo. Como já referi a medida é animadora e quando realmente assim é, é de desconfiar... comecei a ter mais atenção e reparei que por exemplo um programa como o CSI que para mim não devia ser transmitido às horas que efectivamente o é, tem nem mais nem menos que a qualificação de maiores de 12...por favor... crime, violência, mortos, cadáveres partidos aos bocados... Não é de admirar que a próxima geração seja violenta! É claro que cada criança tem a sua mentalidade e há pessoas mais “crescidas” do que outras...mas 12 acho inadmissível...quem é que faz essas classificações??? Aliás quase tudo sem ser a Fátima Lopes no SIC 10horas é para maiores de 12....
A televisão já anda nas lonas e cada vez mais há programas de bradar aos céus, telejornais super mega compridos, reality-shows para divertir o povinho, pacotes novela início da tarde+ fim da tarde + noite+ pela noite, dentro pelo preço de uma, falta de divulgação dos filmes e séries...enfim...por isso obrigado 2: por pelo menos respeitar o horário das séries, ter uma programação que dê para acompanhar e alguma cultura própria para consumo.
Ah boa...acabo de olhar para o televisor e está a dar o Herman...qual é classificação? Maiores de 12!!! É fantástico...acho que escuso de dizer coisa alguma...acho que quem faz as classificações nunca deve ter visto os respectivos programas.
Perdoemo-los por que não sabem o que fazem!

7 comments:

Boreas said...

Citando "mas 12 acho inadmissível...quem é que faz essas classificações???"

Vou ter que discordar e muito... as criticas parecem-me exageradas.

Em primeiro lugar felicitemos as duas televisões por impor um controlo ao qual ninguem vai ligar... mas que fica bem.

Creio não estar equivocado quando digo que seguem exactamente o mesmo modelo da França, simbolos iguais, cores iguais e mais importante... nos mesmissimos programas.

Creio que não estou a dizer uma barbaridade ao afirmar que todas as séries de ficção e entertenimento Alias, CSI etc, são classificadas como para maiores de 12. A unica excepção e não dou certezas porque já vi à muito tempo, foi com X-Files que creio que era para maiores de 16.

Quanto aos horarios das séries...vi tambem na TF1( vantagens de ter cabo com imensos generalistas estrangeiros) o CSI e várias outras séries a passar à tarde na maior das descontrações. Quanto à bandalheira dos reality shows não adianta queixares-te da realidade nacional, vê a M6 e a RTL2 que encontras o mesmo ou pior que na SIC ou TVI.

Resumindo...dizer que a tv portuguesa está mal é errado, está ao nivel de muitas outras europeias, mesmas manias estilos, e formatos. As audiencias aparecem o que significa que há adesão... reforma de mentalidades então em primeiro lugar.

A única coisa que realmente nos podemos queixar é falta de mais canais não cabo com alusão a programas culturais cientificos, series de culto etc. Depois cabe a cada um separar o seu trigo do seu joio.

SL said...

Caro Boreas...lembro-lhe que o que escrevi é a minha opinião e engane-se quando pensa que me atinge ao referir a França, porque em primeiro lugar nunca disse que a França era um bom modelo televisivo, e pelos visto fala sem saber, visto que os símbolos lá (como refere enganosamente) não são nada parecidos... de qualquer forma quero deixar um ponto bem assente...o facto de criticar a nossa televisão, foi pensando no "meu" ideal e não em comparação com outros canais, aliás cada país deve auto-regular-se, os costumes são diferentes e o público também...
Ok mostrei um lado negativo da TV da qual não concorda...tem a sua opinião, só que sinceramente não a vejo muito bem fundamentada, pois se formos pelo seu modo de ver as coisas a classificação das séries que fala é um pouco maior em outros países, basta ir ao www.imdb.com e pesquisar...veja que os X-Files (a série) está em Portugal com a classificação de M/12!Quanto a mim acho que o facto de o país vizinho ter uma determinada coisa não quer dizer que nós tenhamos de os seguir...Deveria haver o tal BOM SENSO…tem a certeza que sabe o que é?

Boreas said...

Vendo pelo ponto de vista "do meu ideal" eu encararia o CSI exactamente do mesmo modo quando tinha 12 anos como agora, talvez com a diferença de não entender metade da parte cientifica.
Quanto aos X-Files foi uma das poucas coisas que me fez até hoje ver essa coisa à qual chamam TVI, e por isso até lhe confiro alguns méritos, certo é que comecei a ver a série antes dos 16 e em nada me afectou.

Nesse ponto de vista cada um tem a sua opinião e sendo que a classificação seria atribuida por meia duzia de iluminados( talvez Eduardo cintra Torres, Jacinto Prado Coelho e outros tantos da Alta autoridade para a comunicação social) o facto é que serve apenas de orientador em termos de senso comum, que tem uma tendencia relativamente grande em substimar os mais novos.

Talvez o que faça mais falta seja a presença dos pais a acompanhar os filhos, mas isso é uma outra questão.

SL said...

Prefiro não discutir a sua frase "em nada me afectou", até porque não nos apercebemos de tudo o que nos afecta...E desculpa lá mas não me parece que sejas um bom modelo no que respeita a visualização de TV...sem ofensa...
Sinceramente acho que não preciso de dizer mais nada, a minha opinião tá mais que esclarecida e documentada...

Boreas said...

Devo portanto concluir que inconscientemente ando a procurar Ovnis no céu e acredito piamente que tenho fenomenos paranormais no vão das minhas escadas.... ok, suponho que vou discutir isso com o psicologo mais proximo.

Sarcasmo á parte...exactamente com que base eu me torno um não bom exemplo de visualização de tv?

SL said...

Você é que sabe o que anda a alucinar...
Deixemos essas discussões que em nada fazem mais parte do tema que introduzi...até porque já lhe expliquei pessoalmente!

Uruk Riot said...

Chegou a minha vez de deixar a minha opinião, pois li novamente com atenção o post e não pude de deixar de ficar marcado com a seguinte afirmação: “Aliás quase tudo sem ser a Fátima Lopes no SIC 10horas é para maiores de 12....” – Estou atónito! Fiquei solenemente estarrecido! Como é possível este programa possuir esta classificação! No mínimo dos mínimos 18 anos e bem amadurecidos! Isto é, uma pessoa consciente dos riscos que toma ao se aventurar por umas horas de televisão com um elevado grau de perigosidade para a sua saúde… Eu sei que vocês sabem do que eu estou a falar! Por isso não vale a pena remexer na lama, pois esta apenas vai espirrar e sujar-nos ainda mais…
Pronto agora estou mais calmo. Posso afirmar que concordo com a autora, isto na opinião de alguém que muito raramente via programas adequados à sua idade, apenas por minha própria responsabilidade… Na minha opinião nunca fui muito inocente, mas tenho quase a certeza que ver certos programas funcionou como um catalisador para que essa inocência desaparecesse ainda mais rapidamente, e não sei até que ponto isso é positivo. Acho que uma frase que eu gosto muito reflecte exactamente o que eu quero dizer: “Quando se dança com o diabo, não é o diabo que muda”.