Monday, June 13

“Sin City” de Robert Rodriguez e Frank Miller

Em “Sin City” - A cidade do pecado, temos mais uma adaptação de BD, para quem não conhece é normal que esteja já a imaginar super-heróis vestidos com fatos justos, preparados para combater o mal. Se imaginaram isso...não tem mesmo nada a ver. Sim foi adaptado da BD de Frank Miller lançada em 1991, mas como o título indica, o filme tem a bem merecida classificação de M18 (é claro que ninguém liga a isso, mas isso já é outra história). O filme é uma espécie de compacto de algumas das histórias da “saga” visualizadas pelo espectador a preto e branco (mas com algumas cores à mistura.....), o que sem dúvida proporciona uma visão cinematográfica muito característica de alguma banda desenhada, nomeadamente esta. É essa uma das características que impressionam mais no filme, a capacidade de vermos algo tão cinzento e tão BD num filme... Bem as histórias são várias, mas de qualquer forma acabam por se cruzar umas nas outras, cada pessoa tem a sua experiência, mas todas juntas vivem o mesmo drama numa cidade onde a lei não existe, tudo é tipicamente urbano e violento. O filme está repleto de actores conhecidos, mas os que se demarcam são sem dúvida Mickey Rourke (“Marv”) e os olhos arrepiantes de Elijah Wood (“Kevin”). Ah ...Benicio del Toro sempre genial.


Fui ver o filme um pouco sem conhecer e achei-o violento de mais para o meu gosto, apesar de que há cenas bastante interessantes. A minha favorita é sem dúvida a primeira, a filmada por Quentin Tarantino (o realizador combinado). No geral é um filme diferente do que estamos habituados, com um “visual” totalmente estranho e por isso mesmo faz “furor”, mas ao mesmo tempo as histórias são tão obscuras e revelam um mundo tão....violento...é tudo muito psicadélico acreditem.... Basicamente é o retrato de uma cidade cinzenta e chuvosa, cheia de violência, polícias corruptos, prostitutas de arma em riste e que no fim há sempre muito sangue...oh sim...Até o amor é muito rebuscado...que posso dizer..muito americano...

1 comment:

Uruk Riot said...

De facto também me surpreendeu muito em quantidade de violência... Eu a pensar que já tinha visto tudo e mais alguma coisa, mas... Devia ser do dia. Mas de resto achei um bom filme, gostei das histórias e de muitas personagens... E adorei a ideia de um filme em que toda a gente é má (bem toda a gente toda a gente não achei, mas a essência era essa).
Ou seja um bom filme.