O novo filme de Taylor Hackford pode eventualmente não obter grandes resultados de bilheteira em Portugal, já que por cá, Ray Charles Robinson, não atingiu o estatuto de figura mítica. O filme como biografia que é, revela-nos de uma forma concisa e subtil todos os aspectos da vida do cantor, não recorrendo a um dramatismo generalizado para que entendamos as etapas, nem sempre fáceis, da sua carreira. A história começa como tantas outras naquela época, tendo em conta a segregação racial existente nos EUA ( principalmente no Sul), em que há uma grande luta pela vida e pela sustentabilidade da família.
Ray Charles nasceu numa família assim, sem a presença do pai, com todos os problemas inerentes a ser negro e pobre. Também lhe chegou a cegueira em criança, conduzindo-o a uma nova forma de viver, no entanto, o seu grande dom, a música, permaneceu. É incontornável dizer que Ray Charles revolucionou a música. Ele tentou sempre vencer por ele mesmo, e principalmente não se deixar enganar por ninguém. Para mal dos seus pecados e da maioria da sociedade da época: a droga, esse mal que o corrompeu e marcou severamente. O filme retracta então a luta de um Homem pela vida, pela música e consequentemente contra o racismo e a droga.
O filme recebeu 6 nomeações para os Óscares, entre as quais a de melhor actor para Jamie Foxx, é surpreendente como ele encarna o papel, sem falar nas semelhanças com o Ray em pessoa. O filme está muito bom, principalmente porque apesar de não ser um filme de divertimento puro, proporciona ao espectador várias sensações que vão além de uma simples biografia, e a forma como o filme foi montado permite uma maior ligação do passado e presente. Devo referir a excelente performance da actriz Sharon Warren que faz de mãe de Ray, está perfeita. Quanto aos Óscares não me cheira que Jamie Foxx ganhe este, talvez o de secundário,no entanto finalizo com uma salva de palmas ao actor que está seguramente no bom caminho.
Nomeações para os Óscares:
- Melhor filme
- Melhor actor principal
- Melhor realizador
- Best costume design
- Best Film Editing
- Melhor mistura de som
No comments:
Post a Comment