Saturday, March 18

“Sophie Scholl - Die letzten Tage” (2005) de Marc Rothemund


(a semelhança parece óbvia não?)


Nomeado para Óscar de melhor filme estrangeiro, “Sophie Scholl- Os últimos dias” não é um filme de guerra física mas psicológica. Estamos em Münich 1943, Shopie e o seu irmão são estudantes e membros do grupo de resistência "Weiße Rose" (Rosa Branca) que se opõe ao regime Nazi, através da distribuição de panfletos, alertando as massas para a verdadeira realidade, camuflada pela “brilhante” propaganda de Goebbles. Numa distribuição de panfletos na Universidade, os irmãos são apanhados pela Gestapo, presos e interrogados. O filme continua principalmente no seu interrogatório, nas ideias que sustenta e nos valores da resistência, até que ambos acabam na guilhotina. Este é só um dos milhentos exemplos de coacção, repressão e eliminação dos que se opuseram e “felizmente” que assim o fizeram. É sem dúvida um bom filme para quem gosta da temática, e é baseado numa história real que não nos deixa esquecer o que a palavra resistência pode significar…tanto para o bem como para o mal. Aplausos para a representação de Julia Jentsch (Sophie Scholl), gostei bastante, aliás não é por acaso que ela ganhou vários prémios de melhor actriz, tanto no Festival Internacional de Cinema de Berlim, nos Prémios de Cinema Europeus e outros tantos em festivais alemães.

1 comment:

Uruk Riot said...

Como sou um "amante" da temática, este filme já há meses que faz parte da minha lista dos obrigatórios, e já faltou mais para eu o ir buscar ao clube de vídeo (infelizmente ir alugar um filme para o ver sozinho... custa-me!).
Vou ser sincero, acho que nunca ouvi falar da Sophie Scholl sem ser na capa do DVD, mas da "Weiße Rose" já, e é uma história que não posso perder. Sabendo agora que é um bom filme, já não tenho argumentos para o não fazer.
E de facto a semelhança entre a actriz e a Sophie são mais do que óbvios!