Saturday, September 22

“Death at the funeral” de Frank Oz

Frank Oz é um homem particular e muito acarinhado pois está por detrás da voz de Yoda, sim o ente verde de "May the force be with you". Frank Oz com uma voz muito característica dá vida a muitas outras personagens nomeadamente a alguns dos conhecidos “The Mupets”, como é o caso de Miss Piggy, Fozzie Bear,entre outras séries como “The Sesame Street”. Como realizador assinou filmes como “The Stepford Wives” e “The Score”, sendo este último bastante bom com Robert de Niro e Edward Norton.
Morte num funeral é um filme hilariante q.b, refrescante e puramente britânico. Matthew Macfadyen (Pride & Prejudice) é Daniel, filho do morto, um homem que viveu sempre à sombra do irmão Robert (Rupert Graves), um romancista famoso que vive em Nova Iorque e que retorna apenas para o funeral. Daniel é um homem inseguro, que deseja ser um romancista mas tem medo da crítica, contudo está sempre presente. Naturalmente a mulher do morto está de rastos, e para o funeral aparece toda a família: o Tio Alfie (Peter Vaughan), o velho rezingão; o Tio Victor (Peter Egan), o médico autoritário; Martha (Daisy Donovan), a sobrinha que queria que o pai aceitasse o namorado; Troy (Kris Marshall), o sobrinho que em vez de estudar vende comprimidos alucinogénicos; Howard (Andy Nyman) e Justin (Ewen Bremner), os amigos desajustados da família e Peter (Peter Dinklage), um anão que ninguém conhece e que acaba por ser a alma do funeral. O ambiente de um funeral é normalmente pesado, mas uma revelação consegue revolucionar os presentes e envolvê-los num novelo tal que só no fim nos apercebemos o porquê de tantos fatos pretos. É um filme bastante bom, não é pretencioso e envolve o espectador, que vai rindo cada vez mais…e saí completamente renovado no final. Já era necessário um filme assim…um drama/comédia que não envolva Adam Sandlers, teenagers ou noivos inseguros.

1 comment:

Uruk Riot said...

O meu mundo desabou! A voz da Miss Piggy é de um homem?! Ainda por cima do Yoda! Não posso crer! Héhé!
Pela excelente crítica parce ser uma bela lufada de ar fresco neste "género" de filmes. Fiquei com curiosidade para o ver.

Great post! Keep it coming! Please!