Monday, February 27

“Brokeback Mountain” de Ang Lee


“Brokeback Mountain” é nada mais do que o filme que tanto fez furor e que levou para casa Golden Globes e que está nomeado até ao pescoço para os Óscares. Não tenho muito para contar, visto o filme ter sido mais que debatido, pois o tema suscita sempre todo e qualquer tipo de comentários. Brevemente posso dizer que se trata de uma história de amor entre dois homens, nos anos 60 e numa América do interior, em que há nitidamente um retrato da oposição da sociedade e da incapacidade dos homossexuais se assumirem perante o Mundo. E por isso a localização da história tem um papel relevante, é um local rural, pequeno, em que toda a gente conhece toda a gente, provavelmente se fosse numa cidade mais evoluída como NY, tudo seria diferente. Sou sincera e digo que pouco me apetece escrever, o filme não me marcou, não me comoveu, saí do cinema completamente insatisfeita. De certo modo esperava que a história fosse mais intensa, mais penetrante, que houvesse algo de novo, a única coisa efectiva é o facto de eles serem homossexuais e de existir um retrato totalmente discriminatório contra eles. Isto para mim parece-me pouco quando vemos tantos prémios e louvações…não digo que o filme não esteja bem realizado, que as interpretações até nem estejam más, até são relativamente boas. Contudo, não consigo deixar de pensar que o filme é apenas razoável.

No comments: