Tuesday, March 29

"Morning Glory" by Roger Michell

"Morning Glory" is brought to screen by the director of the comedy romance of the 90's, Notting Hill. That is a bad thing because we expect something of the same calibre. In fact that's not so, but in so many levels it's unpretentious and in the end is a very nice movie, a bit refreshing and aims at what it gets, no more no less.
The story is about an aspiring producer named Becky Fuller (Rachel McAdams), workaholic to the utmost, who after being let go by a TV station tries to get a new job. She manages to get one, but at a high cost and lower payment... she has to raise the audiences of the worst show of the mornings-DayBreak. Not an easy task, worst even when the co-host of the programme is a pretentious stubborn awarded journalist, named Mike Pomeroy (Harrison Ford), who makes Becky's life a living hell, and who despise the other co-host Colleen Peck (Diane Keaton), for her lack of professional integrity. The story in itself doesn't seem special, but it's very interesting to see how these shows are made, and how it's all about selling the soul to the devil, according to the audience. How exasperating can this be, how a sharp mind has to tune all in. There's never a place to educate, but to entertain, otherwise people move the channel to a more sensational story. All is dealt very well by the good bunch of actors present, and McAdams gives a nice performance. Ford is somewhat strange in the role, it seemed to be a bit too much effort to be disagreeable, but that's me. Keaton makes it nice, but is a little bit tossed away by the other actors, who put her in the shadow, but is a good asset altogether. I enjoyed very much seeing it, I laughed and smiled and in the end it was competent enough to not be just one more movie of the genre. Memories fade, and this movie will fade eventually too, but once remembered it will be nice and not just "Oh what was about?".

Thursday, March 24

Winter is coming....oh please come come


House of Stark



House of Targaryen




House of Baratheon



House of Lannister

Pensamento anónimo


"A primavera chega, a primavera parte.
Nascem-me cabelos brancos e vejo novas rugas de vez em quando.
Sinto uma fadiga gradual…de quem espera sentado, mas fulmina por dentro.
Sinto uma força a consumir-me, apesar de não me restar força alguma.
Vejo uma beleza lá fora, mas não consigo fazer parte dela.
Estou sentada à espera…

Os dias correm,
ora devagar, ora num ápice,
 mas no fundo nada muda…o tempo corre sempre ao mesmo passo.
O tempo não perdoa,
 o que não foi feito, feito ficou.
E eu fiquei sentada à espera…

O comboio parou e partiu,
 vejo gente a entrar,
uns com sorrisos,
outros com incertezas…e mesmo outros com medo,
 mas partiram…
E eu fiquei sentada no banco à espera…

Cada dia que passo sinto mais a velhice,
a velhice do queixume,
a velhice da dor,
mas não sinto a velhice da sabedoria…
Porque fiquei parada e não vivi…
Porque o medo paralisou-me e impediu-me de crescer…
Cresci rápido demais e caí,
caí na esperança de que haveria algo mais,
quando na realidade mesmo que quisesse já anda vejo senão a desilusão do presente, a mágoa do passado e o desespero do futuro."

Monday, March 21

Spring has arrived!!!

 

Sunny and warm days...hope for a new season...

"Tabacaria" de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Janelas do meu quarto,
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é

(E se soubessem quem é, o que saberiam?),
Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,
Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,
Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa,
Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres,
Com a morte a pôr humidade nas paredes e cabelos brancos nos homens,
Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada.

Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua

A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Estou hoje perplexo como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.

Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa,
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei-de pensar?

Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Génio? Neste momento
Cem mil cérebros se concebem em sonho génios como eu,
E a história não marcará, quem sabe?, nem um,
Nem haverá senão estrume de tantas conquistas futuras.
Não, não creio em mim.
Em todos os manicómios há doidos malucos com tantas certezas!
Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?
Não, nem em mim...
Em quantas mansardas e não-mansardas do mundo
Não estão nesta hora génios-para-si-mesmos sonhando?
Quantas aspirações altas e nobres e lúcidas —
Sim, verdadeiramente altas e nobres e lúcidas —,
E quem sabe se realizáveis,
Nunca verão a luz do sol real nem acharão ouvidos de gente?
O mundo é para quem nasce para o conquistar
E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.
Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez.
Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo,
Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu.
Mas sou, e talvez serei sempre, o da mansarda,
Ainda que não more nela;
Serei sempre o que não nasceu para isso;
Serei sempre só o que tinha qualidades;
Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta

E cantou a cantiga do Infinito numa capoeira,
E ouviu a voz de Deus num poço tapado.
Crer em mim? Não, nem em nada.
Derrame-me a Natureza sobre a cabeça ardente
O seu sol, a sua chuva, o vento que me acha o cabelo,
E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha.
Escravos cardíacos das estrelas,
Conquistámos todo o mundo antes de nos levantar da cama;
Mas acordámos e ele é opaco,
Levantámo-nos e ele é alheio,
Saímos de casa e ele é a terra inteira,
Mais o sistema solar e a Via Láctea e o Indefinido.

(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folhas de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)

Mas ao menos fica da amargura do que nunca serei
A caligrafia rápida destes versos,
Pórtico partido para o Impossível.
Mas ao menos consagro a mim mesmo um desprezo sem lágrimas,
Nobre ao menos no gesto largo com que atiro
A roupa suja que sou, sem rol, pra o decurso das coisas,
E fico em casa sem camisa.

(Tu, que consolas, que não existes e por isso consolas,
Ou deusa grega, concebida como estátua que fosse viva,
Ou patrícia romana, impossivelmente nobre e nefasta,
Ou princesa de trovadores, gentilíssima e colorida,
Ou marquesa do século dezoito, decotada e longínqua,
Ou cocote célebre do tempo dos nossos pais,
Ou não sei quê moderno — não concebo bem o quê —,
Tudo isso, seja o que for, que sejas, se pode inspirar que inspire!
Meu coração é um balde despejado.
Como os que invocam espíritos invocam espíritos invoco
A mim mesmo e não encontro nada.
Chego à janela e vejo a rua com uma nitidez absoluta.
Vejo as lojas, vejo os passeios, vejo os carros que passam,
Vejo os entes vivos vestidos que se cruzam,
Vejo os cães que também existem,
E tudo isto me pesa como uma condenação ao degredo,
E tudo isto é estrangeiro, como tudo.)

Vivi, estudei, amei, e até cri,
E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu.
Olho a cada um os andrajos e as chagas e a mentira,
E penso: talvez nunca vivesses nem estudasses nem amasses nem cresses
(Porque é possível fazer a realidade de tudo isso sem fazer nada disso);
Talvez tenhas existido apenas, como um lagarto a quem cortam o rabo
E que é rabo para aquém do lagarto remexidamente.

Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime.

Essência musical dos meus versos inúteis,
Quem me dera encontrar-te como coisa que eu fizesse,
E não ficasse sempre defronte da Tabacaria de defronte,
Calcando aos pés a consciência de estar existindo,
Como um tapete em que um bêbado tropeça
Ou um capacho que os ciganos roubaram e não valia nada.

Mas o Dono da Tabacaria chegou à porta e ficou à porta.
Olhou-o com o desconforto da cabeça mal voltada
E com o desconforto da alma mal-entendendo.
Ele morrerá e eu morrerei.
Ele deixará a tabuleta, e eu deixarei versos.
A certa altura morrerá a tabuleta também, e os versos também.
Depois de certa altura morrerá a rua onde esteve a tabuleta,
E a língua em que foram escritos os versos.
Morrerá depois o planeta girante em que tudo isto se deu.
Em outros satélites de outros sistemas qualquer coisa como gente
Continuará fazendo coisas como versos e vivendo por baixo de coisas como tabuletas,

Sempre uma coisa defronte da outra,
Sempre uma coisa tão inútil como a outra,
Sempre o impossível tão estúpido como o real,
Sempre o mistério do fundo tão certo como o sono de mistério da superfície,
Sempre isto ou sempre outra coisa ou nem uma coisa nem outra.

Mas um homem entrou na Tabacaria (para comprar tabaco?),
E a realidade plausível cai de repente em cima de mim.
Semiergo-me enérgico, convencido, humano,
E vou tencionar escrever estes versos em que digo o contrário.

Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.
Sigo o fumo como uma rota própria,
E gozo, num momento sensitivo e competente,
A libertação de todas as especulações
E a consciência de que a metafísica é uma consequência de estar mal disposto.

Depois deito-me para trás na cadeira
E continuo fumando.
Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando.

(Se eu casasse com a filha da minha lavadeira
Talvez fosse feliz.)
Visto isto, levanto-me da cadeira. Vou à janela.

O homem saiu da Tabacaria (metendo troco na algibeira das calças?).
Ah, conheço-o: é o Esteves sem metafísica.
(O Dono da Tabacaria chegou à porta.)
Como por um instinto divino o Esteves voltou-se e viu-me.
Acenou-me adeus gritei-lhe Adeus ó Esteves!, e o universo
Reconstruiu-se-me sem ideal nem esperança, e o Dono da Tabacaria sorriu.

Friday, March 18

"Deathly Hallows Part 2" Featurette



Ho Ho Ho!!! They're back to finish it :)))))

Monday, March 14

"Camelot" TV series 2011


Camelot - Trailer 2 from BlaPrtv on Vimeo.

This new TV series may be promising. Besides the ever adored Arthurian legend, here we have well-known actors as Eva Green (Morgana), Joseph Fiennes (Merlin) and Jamie Campbell Bower (King Arthur). This last one is better known for his role in the perfect Sweeney Todd.
Something to watch no doubt! Premiers April 1st!!!
Beware...  it comes a giant wave of historic TV series.

"Winter's Bone" by Debra Granik

"Winter's Bone" brings us a strange story, probably, because it is a "No Man's land" scenario. Ree Dolly (Jennifer Lawrence) is a 17-old girl in charge of her entire family (two brother + mother), after her father s disappearing. Her mother is in an almost catatonic state and useless to any family management.  In fact, all goes hard for this family, with little to eat and few prospects, living somewhere in Missouri, in the Ozark Mountains. It gets worse when they might loose their property, if her father doesn't appear in court.  In fact, that's the task she forces herself to do, find her father's whereabouts because they can't loose the only thing they have. Unfortunately that's no easy task, even if her uncle (John Hawkes) helps a bit. The movie, with almost no soundtrack at all, comes from somewhere very dark and it's hard to understand how things are so tangled, except the visible suffering, and the "Mafia" style of the deepness of  "No man's land" called America.  Though its awkwardness, it has been very well accepted by the public and critics, with four nomination to the Oscars, including best actress (Jennifer Lawrence), best supporting actor (John Hawkes), best picture and best adapted screenplay. I may say that the actors are good and it was no easy task incarnating those characters, some scenes are indeed very raw. It's not a bad story but it didn't flick a switch for me...it went more in the bizarre, which is not my area of preference, but it is important that films like these demonstrate reality or fiction in different light and shades than usual. 
If you liked the girl, we will see her in "The Beaver" and in the next "X-Men-First Class" as Mystique.
Simplicity and hardship comes here in this quote:
Sonny: Maybe they'll share some of that with us.
Ree: That could be.
Sonny: Maybe we should ask.
Ree: Never ask for what oughta be offered. 

(6/10)