Wednesday, June 22

"La Gioconda" (1503-1506)

“La Gioconda” é sem dúvida o quadro mais famoso de toda a história, até porque ninguém terá ficado indiferente ao “O código Da Vinci” de Dan Brown.
Este retrato é do grande Leonardo Da Vinci, é uma pintura de óleo sobre madeira e está actualmente no lindíssimo Museu do Louvre em Paris. Este quadro é famoso não só pela expressão dúbia da senhora em questão, como pelos mistérios da sua identidade e pela técnica do “sfumato” que dá uma sensação de perspectiva através do esbatimento de cores e contornos. É lindo... ninguém pode negar...mas porquê tão famoso? Afinal há quadros tão ou mais belos que são perfeitos desconhecidos.Bem como tudo na vida, o que gera polémica e dúvida acaba por ser sempre mais apelativo.
Devo dizer que já tive o privilégio de a poder observar e de reparar que ela está sempre a olhar para nós, independentemente do ângulo em que estejamos (sim eu fiz essa experiência). Uma outra coisa que me saltou à vista foi o seu tamanho, as suas medidas são 77 x 53 cm, eu sinceramente não fazia ideia e então fiquei parada a olhar para um quadro que na minha cabeça era bem maior. O Louvre está sempre repleto de pessoas, e mesmo que alguém não pretenda ver ou não saiba que a Mona Lisa se encontra na mesma sala apercebe-se logo do aglomerado de pessoas, e diga-se dos imensos flashs de vários japoneses e chineses com câmaras em riste, é pena que por muito que se tente tirar uma foto ela saí sempre desfocada...

Monday, June 20

Oh que beleza......

Quem não gostaria de estar num local paradisíaco a esta hora...a relaxar...sem problemas, sem exames e coisas afins....Estar em completa paz! Parece que ainda tenho muito que esperar...oh Agosto ainda tão longe....e se calhar ainda vais dar banho ao pessoal...fica o sonho e a esperança de umas férias boas e próximas...

“Mr and Mrs Smith” de Doug Liman


O mais recente filme com Angelina Jolie e Brad Pitt traz ao ecrã uma história que poderá ser comum a muitos casais, nomeadamente a rotina do dia a dia, o automatismo e a falta de diálogo que os casais sofrem depois de anos de casamento. Casamentos estes que até têm algum amor, mas que subsistem no total desconhecimento da pessoa com quem se divide a cama. Isto não poderia ser mais verdadeiro quando isto é levado ao extremo por este casal, já que eles não são nada mais nada menos que dois assassinos profissionais que eventualmente acabam por se enfrentar. Este confronto acaba por ser um pouco a metáfora de que por vezes a violência e o amor têm uma linha muito ténue, lembrando por vezes o sadomasoquismo....bem já o velho ditado diz...”Quanto mais me bates mais gosto de ti....”
De qualquer forma trata-se de um filme light com algumas boas sequências, em que a comédia está presente e acaba por ser fundamental para contrabalançar com os tiros incessantes. É um filme para verificar que Brad Pitt ainda tem algum charme, apesar de que grandes filmes parecem longe...e que os dois actores fazem um bom par.
Para quem viu ou via “O.C. –na terra dos ricos” o filme tem também a participação de Adam Brody (o “Seth Cohen” na tal série).

Monday, June 13

“Sin City” de Robert Rodriguez e Frank Miller

Em “Sin City” - A cidade do pecado, temos mais uma adaptação de BD, para quem não conhece é normal que esteja já a imaginar super-heróis vestidos com fatos justos, preparados para combater o mal. Se imaginaram isso...não tem mesmo nada a ver. Sim foi adaptado da BD de Frank Miller lançada em 1991, mas como o título indica, o filme tem a bem merecida classificação de M18 (é claro que ninguém liga a isso, mas isso já é outra história). O filme é uma espécie de compacto de algumas das histórias da “saga” visualizadas pelo espectador a preto e branco (mas com algumas cores à mistura.....), o que sem dúvida proporciona uma visão cinematográfica muito característica de alguma banda desenhada, nomeadamente esta. É essa uma das características que impressionam mais no filme, a capacidade de vermos algo tão cinzento e tão BD num filme... Bem as histórias são várias, mas de qualquer forma acabam por se cruzar umas nas outras, cada pessoa tem a sua experiência, mas todas juntas vivem o mesmo drama numa cidade onde a lei não existe, tudo é tipicamente urbano e violento. O filme está repleto de actores conhecidos, mas os que se demarcam são sem dúvida Mickey Rourke (“Marv”) e os olhos arrepiantes de Elijah Wood (“Kevin”). Ah ...Benicio del Toro sempre genial.


Fui ver o filme um pouco sem conhecer e achei-o violento de mais para o meu gosto, apesar de que há cenas bastante interessantes. A minha favorita é sem dúvida a primeira, a filmada por Quentin Tarantino (o realizador combinado). No geral é um filme diferente do que estamos habituados, com um “visual” totalmente estranho e por isso mesmo faz “furor”, mas ao mesmo tempo as histórias são tão obscuras e revelam um mundo tão....violento...é tudo muito psicadélico acreditem.... Basicamente é o retrato de uma cidade cinzenta e chuvosa, cheia de violência, polícias corruptos, prostitutas de arma em riste e que no fim há sempre muito sangue...oh sim...Até o amor é muito rebuscado...que posso dizer..muito americano...

Em breve ... "Sin City"

Thursday, June 9

Uma frase ... uma memória...uma época...

Está um tempo espectacular e nós enfiados nos livros... é que tem mesmo de ser, já que durante o semestre é impossível... Mas para alegrar (ou não) vou promover aqui um local para colocarem citações bonitas, tristes, sombrias...o que quiserem...
Eu vou deixar aqui uma das minhas favoritas:



“ No man is an island entire of itself every man is a piece of a continent, is part of the main.”


O autor é John Donne (1572-1631), um excelente poeta da sua época e que segundo consta refez a poesia inglesa. Esta citação não é de nenhum poema mas sim de “Meditation XVII de Devotions Upon Emergent Occasions”

Podeis ler uns dos seus poemas online em http://www.online-literature.com/donne/371/ ou em http://www.luminarium.org/sevenlit/donne/donnebib.htm , é à escolha!

Para mais citações - http://www.quotedb.com/!

Monday, June 6

Triste solidão...


É num dia solarengo, com um calor sufocante que vos falo...o mesmo calor que nos leva à loucura e à desventura. E é por falta de calor que este blog definha...Sente falta de ouvir teclas a bater, de ouvir clicks e mais clicks... Mas sente ainda mais falta de sentir os seus "mentores"... qual oásis num deserto.... qual abandono... Terei de rogar aos deuses para que os encham de inspiração e vontade, que lhes dêem vida... enérgica, capaz de mover montanhas...
E enquanto isso este blog vive solitário, triste e com medo...medo do seu fim...de não ser capaz e a insegurança consome-o letra a letra...parágrafo a parágrafo...até que nada reste...nada a não ser o fim!

Imagem :
Sadness of Gaia:
The Earth Goddess looks on sadly, aware that our human weaknesses will mean many years of education to prevent the ruin of our precious world.
The contents of her wings symbolise all the creatures that need protection. As always, "Gaia" will be there to listen and to comfort, bringing with her the rainbow of hope.
The clouds are gathering around our world, but she knows she must be strong and work to rectify mans' errors, in the belief that he will one day understand that our precious earth deserves our protection.
Let us hope that one day soon "Gaia" will look upon the earth and be satisfied that her lessons have been learnt