Thursday, July 28

Harry Potter......


“Harry Potter and the half blood prince” é o novo livro da colectânea Harry potter. Duvido que seja novidade para quem quer que seja mas cá fica a notícia...
Como fã incondicional, comprei a minha cópia no sábado de manhã (não à meia noite porque tb não sou tolinho). Estava ansioso para voltar a saborear o dia a dia de três agora jovens, estava ansioso por atar as pontas soltas e para descobrir um role de novidades que geralmente abundam.
Comprei a edição de adulto (se bem que eu continue a achar que este livro não é dirigido para crianças) e para minha desilusão reparei que SÓ tinha 600 páginas! Nada comparado com o livro anterior que atingiu as 800!!
Obviamente não vou contar nada sobre o livro, mas tirei algumas conclusões que não são esclarecedoras do conteúdo do livro! (mesmo assim quem n leu é melhor parar por aqui!!!)
Em termos de história percebi que houve uma menos descrição das aulas ou seja sobre tudo o que se passa em muitas aulas. Por exemplo nem uma vez foi descrita uma aula de transfiguração, e as aulas de DADA (quem leu o livro sabe o que é) sem nada de especial; aqui desiludiu-me um bocado porque eu gostava destas fases do livro.
As personagens mantém-se como sempre foram mas finalmente espevitadas pela idade, que já veio tarde! Nesta área desiludiu-me a prática inexistência da Cho Chang, pensei que pudesse ainda dar que falar, mas não...e gostei muito da Ginny que de todos me parece a personagem mais equilibrada!
Apreciei o desenvolvimento da relação paternal do Dumbledore pelo Harry mas sobre o Dumbledore falo no final.
Sobre o enredo: acho que é dos mais pobres em relação aos quatro últimos livros já que para mim os dois primeiros são totalmente dispensáveis. Sem grandes novidades, com uma trama bastante simples que consiste na busca do exacto passado do Lord Voldemort! Não se pode dizer que ele n aparece mas acaba por ser uma pequenina desilusão! O Malfoy aparece completamente transfigurado e o enredo da história tem como pilar a acção do filho de Lucius, o que torna a história pobre!
Aparece uma personagem totalmente esquisita que é o Horacius Slughorn, pensei que dali poderia surgir algo de interessante mas nada de especial! Ao conhecimento do passado do Harry nada é acrescentado! Geralmente em cada livro um pequeno segredo é descoberto mas neste...
Em suma a magia continua a fluir com abundância e o apetite para devorá-lo não é inferior aos anteriores por isso aconselho a leitura a todos aqueles que ainda não descobriram Hogwarts!
Por fim Albus Dumbledore....(quem n leu pare mesmo agora...)
Eu ainda não acredito que ela matou a minha personagem preferida...ainda pensei que fosse tudo um truque mas não...ele morreu! Fiquei mesmo triste porque sempre pensei que a Rowling o matasse mas nunca tão cedo! Esperei até à última página!
Concordo com a nakamura quando ela diz que o Snape só o mata porque o Dumbledore lhe pede mas mesmo assim para mim era evitável...Li à pouco uma entrevista da autora que dizia que o Dumbledore não era nenhum Jesus Cristo mas ela criou uma personagem que nos abraça e nos acarinha a todo o momento, um avô com toda a sua força e sabedoria....e ela matou-o! Fico por aqui....espero comentários!

P.S. quem será o misterioso homem que roubou a horcruxe, será o Regulus o irmão de Sirius?

3 comments:

Tzipporah said...

Concordo parcialmente contigo, realmente as aulas que tão bem eram explicadas ficam agora imersas apenas no raio do livro do prince.No entanto, acho k o livro não é para ser considerado assim,mas sim como uma passagem para um livro, k espero que seja mais negro..como terá de ser a "batalha" Potter vs Riddle... de qq forma o livro é um pouco previsível ...e sim cit é mm necessário k o outro morra...e agora bem feito,vês agora o k eu passei com o Sirius..e essa alusão a jesus cristo é um pc exagerada...acho k a morte dele simboliza a passagem pra idade adulta do harry..na qual ele n terá ng para o proteger, senão a presença dos amigos de sp...podia ficar eternamente a falar do livro mas acho k ia ser enfadonho...só quero deixar a opinião de que o livro n tá mau, mas depois do dinamismo e misticismo a que nos habituamos, parece um pouco choxo...e acho k a idade deles n é desculpa...

Boreas said...

Atendendo que me fizeram um cordial pedido para dar uma breve explicação acerca de 2 nomes da saga Harry Potter, aqui estou para falar de um pequeno detalhe sem importância sobre 6 livros e...2 ou 3 filmes... que ainda não li ou vi e pelos quais tenho uma enorme relutância em ler.

Sirius e Regulus Black.
De onde sairam estes 2 nomes?
Começando pelo primeiro Sirius é a estrela alfa da constelação do cão maior( Canis major) E uma das estrelas mais brilhantes do céu.

Regulus significa regente e é a estrela alfa(o coração) da constelação do 5º signo zodiacal, o leão. É uma das 4 mais brilhantes estrelas do zodiaco junto com Antares (o coração do escorpião) Aldebaran(na cabeça do Touro)e Fomalhaut na constelação dos Peixes.

As duas estrelas estão normalmente associadas a ritos e festas pagãs, e curiosamente ao dia 4 de Julho, sendo associadas à liberdade e justiça respectivamente.

Tzipporah said...

4 de julho? como assim o mm 4 de julho dos americanos? agora fizeste me rir!