Saturday, July 9

Antes de amanhecer e antes do anoitecer






Não vou dizer que são os filmes da minha vida mas posso dizer que estão na lista das preferidas!
Protagonizados por Julie Delpy e Ethan Hawk e ambos realizados por Robert Linklater. São filmes que contam apenas com duas personagens!
Antes do Amanhecer apresenta a história de dois jovens de vinte e poucos anos e as suas escolhas. Encontram-se num comboio entre cidades europeias , sentem-se atraídos um pelo outro e resolvem explorar a cidade de Viena juntos. Eu visitei Viena no final do ano passado e posso garantir que é uma cidade de sonho, uma cidade que transborda cultura misturada com um progresso vertiginoso! Viena guarda em cada recanto o fascínio dos austríacos pela arte, pela arquitectura, e principalmente pelo passado!
É neste ambiente que a história se desenvolve. Quem for ver este filme não pode esperar uma discrição ou um passeio por Viena, não! São percorridos itinerários secundários mas que não fogem à regra. É um filme que temporalmente se desenrola em +ou- 12h nas quais podemos assistir um casal num entrozamento intelectual bastante profundo, em que o fervilhar das ideias é constante e em que são discutidos temas que não se podem menosprezar! Deparamo-nos com o choque de dois universos diferentes: primeiro temos um americano confuso e por outro lado uma francesa decidida, pode-se falar de um choque de ideias e de civilização. O romance está presente mas não assume papel principal, o fim é abrupto e deixa tudo em aberto, como se fossemos nós próprios ter que terminar esta história...Intrigante porém sedutor é a melhor definição para este filme!

A parte seguinte é só para quem já viu o primeiro filme...



São pessoas maduras (se assim se podem defenir) na casa dos trinta anos que se encontram em Paris. Paris não posso defenir infelizmente, mas um dia poderei! Ele está a apresentar o seu livro e ela vai ao seu encontro numa livraria! Se o outro filme é invulgar este é mais ainda! O mais notável neste segundo filme é a transformação de ideais das personagens...é uma mudança brutal defenida por sonhos conquistados e perdidos e ideias transformadas! A animosidade está presente e denota-se uma certa precaução e hostilidade de ambas as partes! De novo percorrem caminhos pela capital francesa e discutem o passado, presente e talvez o futuro... Acaba de uma maneira que para mim é incrivel porém inaceitável... É um filme mais carregado emocionalmente mas sem aqueles exageros de romance assolapado com final feliz!

2 comments:

Uruk Riot said...

Vi um comentário na televisão (e até bastante extenso) sobre estes dois filmes, e que me despertou grande interesse. Mas como eram filmes tudo menos comerciais, pensei ter sido essa a última vez que lhe punha os olhos em cima, pelo menos tão cedo. Mas depois de ler este post fiquei ainda mais curioso, e fiquei com a estranha sensação que iria ter acesso aos filmes muito antes do que eu julgaria ser possível. Será que é só a minha imaginação?

Tzipporah said...

Hum..essa n percebi...ok...bem eu já vi o primeiro e achei engraçado, mas estou longe de o adorar..na minha versão realista esse tipo de coisas acontece a muita pouca gente..é romântico e tal...mas efectivamente fica mais no imaginário..mas prontos a ilusão às vezes fica bem..
De qualquer forma fico à espera da oportunidade de ver a "2a parte"..
(E até que enfim cit...)