Monday, February 21

Singin' in the rain

Vi est filme ("Serenata à chuva" na tradução portuguesa) hj pla 1ª vez e adorei. Por vários motivos, mereceu a honra de ser o 1º a ser comentado p mim. Considero-o ideal para abrir os nossos comentários porque, em primeiro lugar, é um excelente filme. É um clássico e 1 dos primeiros a ser mencionados quando se fala na história do cinema. E merecidamente.
Depois, it's a movie about movies, cujo tema central é precisamente o cinema, mas que engloba várias artes. É o legítimo filme d entretenimento com qualidade. tudo parece pensado ao pormenor, desde a música, coreografias, cenários, sendo o resultado brilhante. Realizado em 1952, consegue manter-se actualizado a vários níveis e possui um requinte e uma simplicidade geniais. todo o filme é envolto numa ironia deliciosa e deveras inteligent. também o próprio enredo parece conspirar para s adequar, pois está relacionado com a própria evolução do cinema, nomeadamente a decadência dos films mudos e a ascensão dos films sonoros.
Contém piadas do + simples e perfeito que s vê p aí, contém inúmeros momentos hilariantes e fantasticamente concretizados. eu queria nomear alguns, mas há tantos ao longo do filme e cada um tão ou mais fantástico do que o anterior que se torna muito complicado. Destaque, no entanto, para os professores de dicção que contribuem para alguns dos mais surpreendentes e cómicos momentos do filme. A nível de personagens é de referir também a estrela Lina Lamont, que pessoalmente me faz lembrar a Fátima Preto, (peço imensa desculpa à senhora em questão, e excelente actriz, reconheça-se, que é Jean Hagen).
quanto aos desempenhos são realmente fantásticos, mas acho que é d realçar donald o'conner que consegue momentos fantásticos e inesquecíveis para o filme. é incrível como, com talento e sem grandes adereços, se conseguem obter coisas tão grandes! é algo d q é bom ser recordado, d q do + simples s pode fazer algo grandioso, qnd não falta imaginação (e empenho, claro, ao ver a aparente facilidade com q td é executado quase nos eskecemos das longas horas de trabalho p dtrás d tão belas sequências).
o film é também ideal para est momento pq engloba qs tdos os géneros de film e consegue ser superior em qs tds. como comédia, é fantástico e consegue arrancar sorrisos e gargalhadas a td o género d público, a parte musical é óptima também claro, e não posso deixar d referir a música que dá título ao film e q é 1a das minhas músicas preferidas, dakelas q, qnd se ouve, é qs impossivel n ficar bem-disposta! no entanto, há outras musicas q tb m surpreenderam mt pla positiva. adorei os momentos em q há sapateado, são fantasticos e sapateado assim sabe sp bem ver! qnt às coreografias, deixaram-m sem palavras! a parte visual está tb mtissimo bem conseguida. até como romance consegue ter algumas cenas deliciosamente românticas. O enredo é bastant simples, e talvez peque apenas por alguma pobreza no seu desenvolvimento.
reconheço q sou bastant suspeita pra falar do film, pq além d ter gostado mt, ser eu a comentar um film c o título "singin' in the rain" e q inclui uma cena em q o protagonista eskece o guarda-chuva e o chapéu em plena chuvarada e s põe a dançar, eu q adoro apanhar chuva (ironias à part, adoro mm e d prefencia sem guarda-chuva!), é logo meio caminho andado pras criticas serem boas. Algumas tiradas d q gostei particular/: "Dignity, always dignity", "Make 'em laugh", "Good Morning", "I've got to dance".
Resumindo, é um film d entretenimento puro, sem grande carga dramática (o q n o desmerece em nd), um film espectáculo, q sabe bem ver, especialmente pra descontrair, mas acho q vai sp bem. é a minha opinião, e na minha opinião, os films, + do q pra falar, são para s ver e est é 1 dakeles q merece ser visto.
é um film delicioso, deslumbrant, dakeles que nos faz kerer entrar no ecrã, que nos dá vontade de sorrir, d cantar, d dançar, d brincar à chuva, d viver! :)

2 comments:

citcat said...

Nunca vi esse filme nem é um filme que me atraía! Mas pela tua apaixonada descrição quando tiver uma oportunidade vou tentar vê-lo! Maggie continua a postar já que outros(como eu) estão sem paciência....

Tzipporah said...

Bem, realmente estou com o citcat, a tua deliciosa descrição dá realmente uma enorme vontade de ver o tão aclamado filme. Excelente texto..parabéns!!